terça-feira, 29 de novembro de 2011

A arte de ouvir.

Ultimamente tenho que me policiar para conseguir ouvir, ando com muita vontade de falar, de conversar e tenho parado pouco para escutar as pessoas, esquecendo da velha frase clichê “tenho dois ouvidos e apenas uma boca”. Meus amigos sabem de todo meu planejamento de vida e eu não sei nada deles, péssimo sinal.
O mundo anda muito barulhento, quantas vezes, ao conversar com uma pessoa estou louca para que ela termine para que eu possa falar? Tenho pressa para expor minha idéia, minhas questões, reclamações mas não paro para ouvir. Ouvir não é aceitar mas dá uma importância ao que o outro fala. Quantas vezes me sinto mal ao ser interrompida em uma conversa? Não fica parecendo que minha opinião não é importante?
Recordo-me que no momento mais difícil da minha vida, ao descobrir o câncer da minha mãe, as únicas pessoas que agradeço até hoje foram aquelas que não disseram nada, apenas escutaram meu desabafo, minha angustia, minha incompreensão e me emprestaram sua atenção. Não era preciso resolver meu problema ou me aconselhar e sim apenas me olhar fixo e ouvir. Muitos me disseram coisas lindas, que não me lembro, mas as pessoas que ficaram ao meu lado em silêncio eu citaria uma por uma aqui, dizendo o dia, hora e o local que estiveram comigo. Saber ouvir é um dom. Já parou para pensar que a maioria dos problemas não são resolvidos porque não ouvimos?
Pais, filhos, esposas, maridos, professores, alunos, lideres, liderados, empresas, funcionários e clientes: Escutem aqueles que vocês amam. Deem atenção e devida importância aos que os outros falam e eles nunca vão esquecer disso: A arte de ouvir é também a arte de se preocupar.

Um comentário:

  1. Uma coisa que eu nunca aprendi foi a ouvir, absolver todos os conselhos que passavam pra mim, já tentei por varias vezes, mais sem sucesso. Graças a Deus e a minha “desobediência e teimosia” consegui um destaque profissional, contei um pouco com a sorte claro, mas não menosprezo o meu empenho e vontade de vencer, sei do meu compromisso com o meu futuro e com o reconhecimento que ainda mereço pelo o trabalho que exerço, mas quem sabe um dia eu consiga ouvir um pouco mais e por fim conquistar o sucesso de tudo aquilo que busco. Depois que li o teu texto passou um filme na minha cabeça, pois passei por problemas iguais aos seus e me surpreendi, pois você conseguiu retratar de uma forma ampla e resumida tudo isso. Parabéns pelo texto. Abração e Sucesso.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente, dê sua opnião!