quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resenha Crítica do Livro: O Verdadeiro Poder


O livro “O verdadeiro poder” de Vicente Falconi, mostra a importância da manutenção do Foco correto nas empresas e os fatores que são decisivos para se obter uma grande organização. Vicente mostra em 10 capítulos como conseguir essa manutenção por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido.
Logo no começo da obra Falconi mostra o por que falhamos quando tentamos conseguir essa manutenção do Foco correto, isso porque a organização deve sempre estar voltada para a satisfação de quatro stakeholders, são eles: Clientes, Funcionários, Sociedade e Acionista. Com dicas o escritor ajuda ao leitor a observar claramente como estabelecer cada foco e como diagnosticar se as premissas estão sendo cumpridas. O ponto mais importante é a explicação entre as ações tomadas sem foco no funcionário com o turnover alto e a perda de conhecimento técnico e prático provocando a impossibilidade de sustentar um ambiente estável. Falconi aponta situações como motivos para o fracasso: quando não estabelecemos as metas certas, quando não fazemos e não executamos bons Planos de Ação e outro motivo são as circunstâncias fora de nosso controle.
A todo momento o livro aborda o que fazer para evitar o fracasso e conseguir a vitória corporativa. Falconi define pilares para se alcançar isso, citando Liderança, método e conhecimento do Processo. Outras informações que Vicente compartilha com o leitor que são essenciais na vida de qualquer líder é como devem ser estabelecidas as metas e apresenta um controle dessas metas e manutenção do foco corporativo que é o PDCA (Plan, Do, Check, Act).
O que mais incrementou a obra foi que o autor consegue aproximar a teoria da pratica por meio da vivência em organizações deixando o leitor mais próximo da realidade. É uma obra direcionada para líderes, empresários, executivos, governantes, estudantes de administração e jovens empresários que queiram que suas organizações cresçam e consiga estar em níveis mundiais. Ao terminar a leitura fica a vontade de implantar cada ensinamento adquirido.


2 comentários:

  1. legal, gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  2. A resenha está bem incompleta, na verdade. O PDCA é a base de tudo para o Falconi, e vc mal explicou o que é o PDCA. Com uma pesquisa antes vc melhoraria bastante seu texto.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente, dê sua opnião!