domingo, 19 de junho de 2011

Estacionar sem perder a velocidade do Sucesso.

    O Plano de Carreira antes considerado o meio mais rápido para um profissional se chegar ao sucesso e além disso importante para as empresas para diminuir a rotatividade e aumentar os lucros, anda ameaçado por outros tipos de profissionais que permanecem por pouco tempo nas organizações mas levam consigo uma bagagem de experiência muitas vezes não encontrada naqueles que estacionam e acabam se estagnando dentro da empresa. Segundo Paulo Bivar (sócio gerente da filial de recife da consultoria de recrutamento Asap), um recrutador vai desconfiar da capacidade de adaptação da pessoa e da disposição que ela tem para aceitar as novidades.
    O profissional em alta hoje é aquele que tem um currículo repleto de experiências que atestam que a pessoa está preparada para enfrentar os diferentes desafios que o trabalho impõe e de que tem habilidade para trabalhar em diferentes culturas organizacionais. (Fabiano Accorsi, Revista Você S.A Junho/2011, pág 52). Foi constatado com base na experiência de Moarci Gomes, (gerente de projetos da Cortel) que profissionais que passam muito tempo (por exemplo dele 15 anos na empresa Sonae) em uma mesma organização levam um tempo maior que os demais profissionais para se relocarem no mercado de trabalho depois que forem demitidos. Mas com base na teoria de Planejamento de Carreira podemos sim nos destacar mesmo permanecendo por muito tempo dentro de uma empresa sem passar uma imagem de acomodação para os demais. Primeiro devemos combater a desatualização, investindo em novos cursos nas áreas de interesse profissional, ter curiosidade por assuntos que podem não parecer importantes mas que são uma forma de se obter mais conhecimento, participação em congresso ou lugares onde possam futuramente deslumbrar uma oportunidade de informação. Também se colocar a disposição de novos desafios como mudança de cargo, unidade ou filial, implantação de novos projetos e ideias ou adquirir simplesmentes novas metas e além disso está de olho na atual forma de comunicação: as redes sociais, que podem proporcionar trocas de experiências, comparações de mercado e aumentar a sua rede de contatos (networking).
    Para concluir o texto, o plano de carreira deve ser um objetivo ambicioso para se conseguir o sucesso dentro de qualquer organização, sem comodismo e atitudes passivas, você criando suas próprias oportunidades e desafios, conquistando espaços e abrindo portas para uma carreira satisfatoria, mas que para isso você deve refletir sobre sua forma pessoal de ser e agir, traçar um plano escrito para consultar e analisar, traçar os passos e objetivos (plano de ação), ter em mente que ninguém vai viver a vida por você e se desapegar das seguranças atuais. Esse plano deverá acompanhá-lo ao longo da sua vida profissional, deve ter uma estrutura flexível e adaptar-se a diferentes situações.


Referências Bibliografica: Você S/A, edição 156 - Junho 2011, págs 52 e 53 - Fabiano Accorsi
            Unidade VI - Empregabilidade e Carreira.

Um comentário:

  1. Oii

    adorei seu blog

    tô seguindo...

    segue???

    http://meuryss.blogspot.com/

    Bjo

    ResponderExcluir

Gostou? Comente, dê sua opnião!